Até mais, Ariano.

Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.


          


      Ontem, 23/07/2014, a literatura brasileira ficou um pouco mais pobre. Perdemos Ariano Suassuna.

O escritor, dramaturgo e poeta morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas estará imortalizado em suas obras. Dentre as obras mais conhecidas destaca-se O Auto Da Compadecida, que foi transformada em série e, posteriormente, em filme.



Natural da Paraíba, mas Pernambucano de coração, Ariano foi um forte defensor da cultura nordestina, retratava a vida do nordestino de forma realista e com um toque de humor. Também foi um dos precursores do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

Ariano exaltava nossa cultura e dispensava o estrangeirismo. Um exemplo de patriotismo. Ele também adorava futebol e seu time de coração era o Sport Clube do Recife. Vivia vestido com as cores do seu time. Também gostava muito do carnaval de Recife.

Eu conheci a obra de Ariano Suassuna durante o ensino médio. Li ‘A História de amor de Fernando e Isaura’ e adorei debater sobre o livro na aula de literatura. A História de amor de Fernando e Isaura é uma espécie de Romeu e Julieta brasileiro, pois também trata-se de um amor proibido que, impedido de ser vivenciado, encaminha-se para uma tragédia. Mas os detalhes eu conto quando for fazer a resenha do livro. Hehe!!
   
  Eu chamava Ariano de ‘tio’, apesar dele não ser meu parente e não me conhecer. Adorava quando ele dava entrevistas e quando cantava “Madeira do Rosarinho”.

Adoraria ter participado de uma de suas “aulas espetáculo”, mas o mais próximo que estive dele foi quando tive aulas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) com uma professora de português, da qual não me recordo o nome, que era sobrinha dele. Eu espalhava para todo mundo que a sobrinha de Ariano era minha professora.

Enfim... O céu deve estar em festa com a chegada de um ser tão iluminado.

   Até mais, Ariano!!! 

Nenhum comentário

Postar um comentário