O Menino do Pijama Listrado – John Boyne



A história do livro acontece na Alemanha, durante a segunda guerra mundial, período onde Hitler estava no poder e o Nazismo estava no seu auge. A narrativa é bem sutil, pois é feita a partir do ponto de vista de Bruno, um menino de nove anos que não sabia o que estava acontecendo no seu país naquela época tão conturbada.

Bruno morava com seus pais e sua irmã mais velha, a qual chamava de “Caso Perdido”, em Berlim. Era um menino muito esperto e adorava explorar e se aventurar na sua enorme casa. Seus melhores amigos eram Karl, Daniel e Martin, e eles sempre estavam se divertindo juntos.

O pai de Bruno era um soldado Nazista, mas ele e sua irmã não sabiam disso. Por essa razão, toda família de Bruno teve de se mudar. Eles passaram a viver ao lado de um dos maiores campos de concentração erguidos durante a Segunda Guerra Mundial, o de Auschwitz, na Polônia. Bruno não entendia o porquê de trocar a casa que ele tanto adorava em Berlim por uma outra menor e sem tanta diversão. Ele sentia muita falta dos seus amigos e dos seus avós.

“Há pessoas que tomam todas as decisões em nosso nome. ”

Da janela do quarto, Bruno pôde ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas que, segundo Bruno, usavam pijama. Bruno ficou curioso para saber sobre as pessoas do outro lado da cerca e resolveu explorar a área. É foi aí que ele conheceu Shmuel, o menino Judeu do outro lado da cerca e que, curiosamente, nasceu no mesmo dia que ele.

“”Somos como gêmeos”, disse Bruno. ”  

Os dois meninos iniciaram uma amizade pura e inocente, ambos não sabiam o que estava acontecendo, ambos queriam descobrir. Bruno passou a visitar Shmuel sempre que podia e geralmente levava comida para ele.

“”Por que há tantas pessoas do seu lado da cerca?”, perguntou Bruno. “E o que vocês estão fazendo aí?””

Certa vez Shmuel contou para Bruno que seu pai havia desaparecido e Bruno decide ir para o outro lado da cerca ajudar seu amigo a encontrar o seu pai. É aí que acontece uma tragédia.




         A narrativa é bem simples, sutil, inocente e intensa. O que aconteceu no final me fez chorar, para variar. Também me fez refletir sobre aspectos importantes como o preconceito e a verdadeira amizade. Bruno era uma criança, um ser inocente, que não mediu esforços ao saber que seu amigo estava precisando de ajuda. Mesmo sem entender, ele atravessou a cerca e foi de encontro ao desconhecido só para ajudar uma pessoa que considerava muito. Uma verdadeira, bonita e comovente amizade, livre de preconceitos.

         No ano de 2008 foi lançado o filme baseado no livro. O filme é tão intenso quanto o livro e vale muito a pena assistir. Eu chorei bastante. Se você for sensível também, prepare o lencinho. Mas garanto que vai valer a pena pois é um filme/livro fascinante. 

“Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

Ser mistério




Nunca pensei que poderia existir um ser tão ansioso, tão estressado, tão intenso e tão dramático quanto eu. Mas olha... Esse ser existe sim. Eu o conheci há pouco tempo. Foi se chegando aos poucos e quando percebi, já estava totalmente envolvida. Ele tem um quê de mistério. Parece uma incógnita esperando para ser resolvida. Sempre desviando das minhas perguntas. Confesso que isso me deixa irritada, mas como diria Exupéry: “Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer”. Pois é isso que ele é: um mistério impressionante que desejo desvendar. É bem complicado, mas sua alma brilha e seu coração é bom. Em tão pouco tempo, já me cativou.



Ela Solar. Ele Lunar.




Semelhantes no gosto musical, no amor pela leitura, no gostar de escrever, no humor meio ácido, no ser intenso, nas nerdices e até mesmo em algumas fobias. Porém, tão diferentes em tantas outras coisas...

Ela Solar. Ele Lunar.
Ela Emoção. Ele Razão.
Ela uma montanha-russa de sentimentos. Ele tentando ser o equilíbrio.

Tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. As semelhanças são responsáveis por uni-los, enquanto as diferenças fazem com que um complemente o outro.

E assim surge uma estória que pode acabar amanhã, mês que vem, daqui a três anos ou só no fim de tudo. Isso só o tempo dirá.



Dia Mundial do Livro



Hoje, 23/04, é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi instituída pela UNESCO no ano de 1995. A data foi escolhida por ser o aniversário de morte Josep Pla, importante escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

A data também foi escolhida em função de uma tradição da Catalunha - Espanha. Lá, no dia 23 de Abril, comemora-se o dia de São Jorge. Nesse dia, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Recentemente, essa tradição tornou-se popular em vários países do mundo.

Então vamos comemorar o Dia Mundial do Livro com muita leitura e rosas.




Era uma vez...

um menino que estava apaixonado.

Como não sabia lidar com tal sentimento, fez questão de mastigar e engolir tudo antes que alguém percebesse.

Por medo, orgulho ou insegurança, acabou deixando escapar uma possível chance de ser feliz.



Depressão não é Frescura



Hoje eu resolvi falar sobre um assunto que foge da temática principal desse blog tão simpático. Resolvi falar sobre DEPRESSÃO. Mas não vou falar como especialista, pois não sou da área de psicologia, nem tão pouco como uma mera observadora desse ‘problema’. Vou abordar o assunto do ponto de vista de uma pessoa que convive com esse mal a algum tempo. Sim, eu tenho depressão.

 Quero começar dizendo que DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, como muitos afirmam por aí. Também não é questão de preguiça, nem de mau humor ou falta do que fazer, por isso nem invente de fazer a piada de que quem tem depressão precisa de terapia, ter a pia cheia de louça para lavar, ou algo do tipo. Nem tão pouco fique mandando ela arrumar um emprego ou um namorado, pois uma pessoa com depressão conhece suas capacidades, necessidades e limitações. Se não for para ajudar e apoiar, sugiro que fique caladinho.

Depressão também não é uma simples tristeza, pois tristeza uma hora passa. DEPRESSÃO É UMA DOENÇA e, como tal, precisa ser tratada. O primeiro passo é reconhecer que está precisando de ajuda e em seguida buscar tal ajuda com um profissional. Essa fase é meio complicada porque as pessoas que convivem com você podem não entender o que está havendo e podem piorar ainda mais a situação, fazendo todo tipo de piadinha. O acompanhamento com profissionais se faz necessário. O uso de medicamentos também.

O apoio e a compreensão da família e dos amigos também são muito importantes. Então, se você convive com uma pessoa que tem depressão, nada de ficar falando que ela é triste porque quer/gosta, nem que isso é falta do que fazer, muito menos force-a a fazer algo que ela definitivamente não tenha vontade. É muito difícil reagir quando se tem depressão e não se trata de uma simples falta de vontade, é algo muito mais profundo. 

RESPEITE!!!



Ilustração: Katarzyna Babis

13/04 - Dia do Beijo



O povo inventa dia pra tudo e hoje (13/04) é o Dia do Beijo.

Então... FELIZ DIA DO BEIJO pra vocês!! :* 




Finn and Flame Princess - Adventure Time