Resenha - Quem é você, Alasca? John Green





Quem é você, Alasca? foi o primeiro livro escrito por John Green e narra a estória de Miles Halter, um adolescente que levava uma vida muito pacata e não era nada popular na escola.

Miles não tinha amigos, nem namorada, não fazia parte de um grupo e nunca tinha participado de uma noite de festa. Ele gostava de ler biografias de escritores, mesmo que não tivesse lido nenhum de seus livros, e era fissurado por famosas últimas palavras.

Cansado de sua vidinha pacata e sem graça, Miles decide estudar num colégio interno em Culver Creek, o mesmo em que seu pai estudou quando tinha a sua idade, e sai à procura do "Grande Talvez".

Minha primeira impressão foi: Por que um adolescente de 16 anos decide, por conta própria, estudar num internato? Mas lendo eu entendi que ele estava em busca de novas experiências e novas sensações. Acho que todo adolescente já passou por essa fase, só que poucos são tão ousados quanto o Miles. Eu mesma não teria essa coragem. Haha!! 

No colégio interno Miles participa de trotes escolares, faz amigos incomuns, tem suas noites regadas à bebedeira e cigarros, e conhece Alasca Young, uma garota inteligente, intensa, misteriosa e bastante problemática, que muda toda a razão de sua existência.

“Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. (...) se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.”

Achei interessante e diferente a forma como John Green estruturou a estória em antes e depois de um fato marcante. Não vou dizer qual é o fato, só vou dizer que me fez chorar bastante, como era de se esperar do autor. Mas confesso que depois que o fato aconteceu, tudo ficou meio sem graça. Perdi até a vontade de continuar lendo.

“Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um minuto de dor intensa pareça instantâneo.”

Com relação aos personagens, não simpatizei por eles, muito menos por Alasca Young. Todos são adolescentes comuns, vivendo os dramas, frustrações e descobertas dessa fase da vida e que muitas vezes escondem alguns traços de sua personalidade. Acho até que Alasca tinha depressão.

“Sabe quem você ama, Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas você não a garota tristonha, mal-humorada, maluca”.

Enfim... Dos livros do John Green eu só li esse e A Culpa é das Estrelas e o segundo ainda é o meu favorito. Acabei de ganhar Cidades de Papel e vou lê-lo antes da estreia do filme. Breve tem resenha.  
       

Nenhum comentário

Postar um comentário