O Bom Dinossauro e a Jornada do Herói



O Bom Dinossauro é mais uma parceria da Disney com a Pixar e imagina o mundo se o asteroide que extinguiu os dinossauros não tivesse colidido com a terra. O filme traz a história de Arlo, um apatossauro adolescente que vive com seus pais e seus dois irmãos numa fazenda. Arlo é o menor dos irmãos, também é o mais desastrado e medroso deles, tem medo até de galinhas. Ele sonha em deixar sua marca, assim como fez seus pais e irmãos, e para isso precisará enfrentar todos os seus medos.

Depois de um acontecimento marcante, em que Arlo culpa o pequeno humano Spot, ele acaba se afastando do vale onde morava. Arlo vive grandes emoções em sua jornada de volta para casa, acaba ficando amigo do Spot e fazendo amizade com três tiranossauros. 

Nessa jornada, Arlo enfrenta todos os seus medos para ajudar seus amigos e finalmente volta pra casa e deixa sua marca.

 A Disney é bastante conhecida pelas animações com enredo emocionante e por trazer sempre uma lição de vida valiosa e com O Bom Dinossauro não foi diferente. No filme, Arlo precisou sair da sua zona de conforto e enfrentar seus próprios medos para deixar sua marca. O filme também retrata a importância da família e da amizade.

 Alguns dizem que o filme tem um enredo muito parecido com O Rei Leão, também da Disney. Isso também aconteceu quando o filme Frozen – Uma Aventura Congelante foi lançado. Acontece que, existe uma técnica bastante utilizada na criação de histórias de ficção em geral, é a chamada Jornada do Herói, um padrão narrativo identificado pelo estudioso de mitologia Joseph Campbell. Esse padrão descreve a aventura típica do modelo conhecido como O Herói, uma pessoa corajosa que enfrenta grandes desafios para alcançar algo importante na sua vida. A aventura do herói está dividida em três fases: a partida, a iniciação e o retorno e foi esse padrão que foi utilizado em O Rei Leão, Frozen e no recente O Bom Dinossauro. 



Eu me emocionei bastante com o filme. Confesso que até chorei. O filme é muito fofo, apesar de não trazer grandes novidades no enredo. Acho que faltou um personagem mais cômico para quebra o clima tenso. Um aspecto que impressiona na animação é a qualidade técnica dos cenários, que traz um alto grau de realismo. No geral é um filme bom.



Recomendado!! =)  

2 comentários

  1. Chega deu vontade, ó. Parabéns pelo texto. Tu vai longe, menina bunita.
    <3

    ResponderExcluir