25 de Maio - Dia da Toalha e do Orgulho Nerd



     Hoje, 25 de maio, nerds de todo mundo comemoram o Dia da Toalha. A comemoração é uma homenagem ao escritor britânico, Douglas Adams, autor do Livro de ficção científica: O Guia do Mochileiro das Galáxias. O livro é um ícone do gênero e é muito popular entre os nerds.

Originalmente, O Guia do Mochileiro das Galáxias era um programa transmitido por uma rádio britânica em 1978, e posteriormente foi adaptado para outros formatos como a Trilogia de cinco livros (isso mesmo, uma trilogia com cinco livros), publicados entre 1979 e 1992, e o filme de 2005.

O livro narra as aventuras espaciais de Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect (eu sempre leio Perfect), um E.T. que estava na terra disfarçado de ator desempregado para adicionar informações à nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário! A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena.

No livro, Adams destaca a importância da toalha para um mochileiro interestelar, que pode ter inúmeras utilidades, inclusive nas batalhas corpo a corpo. Como no livro o autor dedicou uma página inteira para falar sobre a importância da toalha, decidiu-se, então, pelo uso da toalha como tema da homenagem.

A primeira homenagem foi realizada no dia 25 de maio de 2001, 14 dias após a morte do autor. Mas houve uma discussão sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais é 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de maio.

No dia 25 de maio comemora-se também o Dia do Orgulho Nerd. A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977. 

Peguem sua toalha e seu sabre de luz para comemorar esse dia tão nerd. Ainda dá tempo. Hahaha. ^^




Don't Panic, don't forget your towel and May the Force be with you.

22/05 Dia do Abraço


Os abraços foram feitos para expressar o que as palavras deixam a desejar. - Anne Frank.
Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo? Meu palpite: dentro de um abraço. - Martha Medeiros.



FELIZ DIA DO ABRAÇO!!! \O/



O Menino do Pijama Listrado – John Boyne



A história do livro acontece na Alemanha, durante a segunda guerra mundial, período onde Hitler estava no poder e o Nazismo estava no seu auge. A narrativa é bem sutil, pois é feita a partir do ponto de vista de Bruno, um menino de nove anos que não sabia o que estava acontecendo no seu país naquela época tão conturbada.

Bruno morava com seus pais e sua irmã mais velha, a qual chamava de “Caso Perdido”, em Berlim. Era um menino muito esperto e adorava explorar e se aventurar na sua enorme casa. Seus melhores amigos eram Karl, Daniel e Martin, e eles sempre estavam se divertindo juntos.

O pai de Bruno era um soldado Nazista, mas ele e sua irmã não sabiam disso. Por essa razão, toda família de Bruno teve de se mudar. Eles passaram a viver ao lado de um dos maiores campos de concentração erguidos durante a Segunda Guerra Mundial, o de Auschwitz, na Polônia. Bruno não entendia o porquê de trocar a casa que ele tanto adorava em Berlim por uma outra menor e sem tanta diversão. Ele sentia muita falta dos seus amigos e dos seus avós.

“Há pessoas que tomam todas as decisões em nosso nome. ”

Da janela do quarto, Bruno pôde ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas que, segundo Bruno, usavam pijama. Bruno ficou curioso para saber sobre as pessoas do outro lado da cerca e resolveu explorar a área. É foi aí que ele conheceu Shmuel, o menino Judeu do outro lado da cerca e que, curiosamente, nasceu no mesmo dia que ele.

“”Somos como gêmeos”, disse Bruno. ”  

Os dois meninos iniciaram uma amizade pura e inocente, ambos não sabiam o que estava acontecendo, ambos queriam descobrir. Bruno passou a visitar Shmuel sempre que podia e geralmente levava comida para ele.

“”Por que há tantas pessoas do seu lado da cerca?”, perguntou Bruno. “E o que vocês estão fazendo aí?””

Certa vez Shmuel contou para Bruno que seu pai havia desaparecido e Bruno decide ir para o outro lado da cerca ajudar seu amigo a encontrar o seu pai. É aí que acontece uma tragédia.




         A narrativa é bem simples, sutil, inocente e intensa. O que aconteceu no final me fez chorar, para variar. Também me fez refletir sobre aspectos importantes como o preconceito e a verdadeira amizade. Bruno era uma criança, um ser inocente, que não mediu esforços ao saber que seu amigo estava precisando de ajuda. Mesmo sem entender, ele atravessou a cerca e foi de encontro ao desconhecido só para ajudar uma pessoa que considerava muito. Uma verdadeira, bonita e comovente amizade, livre de preconceitos.

         No ano de 2008 foi lançado o filme baseado no livro. O filme é tão intenso quanto o livro e vale muito a pena assistir. Eu chorei bastante. Se você for sensível também, prepare o lencinho. Mas garanto que vai valer a pena pois é um filme/livro fascinante. 

“Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

Ser mistério




Nunca pensei que poderia existir um ser tão ansioso, tão estressado, tão intenso e tão dramático quanto eu. Mas olha... Esse ser existe sim. Eu o conheci há pouco tempo. Foi se chegando aos poucos e quando percebi, já estava totalmente envolvida. Ele tem um quê de mistério. Parece uma incógnita esperando para ser resolvida. Sempre desviando das minhas perguntas. Confesso que isso me deixa irritada, mas como diria Exupéry: “Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer”. Pois é isso que ele é: um mistério impressionante que desejo desvendar. É bem complicado, mas sua alma brilha e seu coração é bom. Em tão pouco tempo, já me cativou.



Ela Solar. Ele Lunar.




Semelhantes no gosto musical, no amor pela leitura, no gostar de escrever, no humor meio ácido, no ser intenso, nas nerdices e até mesmo em algumas fobias. Porém, tão diferentes em tantas outras coisas...

Ela Solar. Ele Lunar.
Ela Emoção. Ele Razão.
Ela uma montanha-russa de sentimentos. Ele tentando ser o equilíbrio.

Tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. As semelhanças são responsáveis por uni-los, enquanto as diferenças fazem com que um complemente o outro.

E assim surge uma estória que pode acabar amanhã, mês que vem, daqui a três anos ou só no fim de tudo. Isso só o tempo dirá.



Dia Mundial do Livro



Hoje, 23/04, é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data foi instituída pela UNESCO no ano de 1995. A data foi escolhida por ser o aniversário de morte Josep Pla, importante escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

A data também foi escolhida em função de uma tradição da Catalunha - Espanha. Lá, no dia 23 de Abril, comemora-se o dia de São Jorge. Nesse dia, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Recentemente, essa tradição tornou-se popular em vários países do mundo.

Então vamos comemorar o Dia Mundial do Livro com muita leitura e rosas.




Era uma vez...

um menino que estava apaixonado.

Como não sabia lidar com tal sentimento, fez questão de mastigar e engolir tudo antes que alguém percebesse.

Por medo, orgulho ou insegurança, acabou deixando escapar uma possível chance de ser feliz.